serra fita para marcenaria

Como escolher a melhor serra fita para marcenaria

A produção do setor moveleiro nacional é destaque entre os países da América do Sul, tendo em vista que o Brasil contabiliza mais de 18 mil empresas em funcionamento e uma produção estimada em mais de R$ 78 bilhões. 

Desse modo, as empresas do setor precisam trabalhar com materiais de alta qualidade e contar com ferramentas que ofereçam os melhores cortes, como é o caso da serra fita. As tecnologias produtivas aplicadas no equipamento, oferecem opções para atender as necessidades de marcenarias, fábricas e indústrias. 

No artigo a seguir, reunimos informações sobre o produto e quais as melhores opções para aumentar a produtividade e eficiência da sua empresa, acompanhe.

 

Qual a utilidade da serra fita?

Um dos equipamentos mais eficientes para empresas que trabalham na produção de itens de madeira é a serra fita projetada para atender as necessidades do setor moveleiro, no que diz respeito a diferentes formatos de corte. 

Vale destacar que existem opções para outros tipos de materiais, mas, nosso objetivo é demonstrar os diferenciais e benefícios da peça no setor madeireiro. Desse modo, as principais características do aparelho são: velocidade de corte, resistência à abrasão (madeiras muito duras) e tempo útil de uso estendido, quando bem conservados e manejados. 

No mercado, estão disponíveis as opções inclinadas, horizontal e vertical, de modo que seja possível efetuar os seguintes tipos de corte: irregulares, circulares, ondulados e retos. Outro diferencial do equipamento é aumentar a precisão dos objetos cortados, o que resulta na redução do desperdício da matéria-prima. 

Contudo, para que o profissional possa comprovar todos os benefícios de trabalhar com esse equipamento, deve ter conhecimento do tipo de serra fita que é usada para determinado tipo de serviço. Vale destacar que as opções variam do desbaste de grandes peças de madeira, até acabamentos delicados em móveis. 

 

Quais os modelos de serra fita para madeira?

Inicialmente é importante esclarecer que as serras fita para uso de madeira apresentam uma estrutura composta por uma faixa flexível de aço com dentes, ao longo de uma borda (lâmina), movimentada por uma correia disposta em uma polia movida a energia. 

Em razão da capacidade de realizar cortes retos, curvos e irregulares, em materiais de diferentes densidades, a serra fita é disponibilizada em vários tamanhos e a lâmina pode ser montada dentro da carcaça da serra e o material movimento ao encontro do equipamento. 

Com esse entendimento, é importante esclarecer que os equipamentos maiores são indicados para serragem e cortes retos. As opções de tamanho podem variar de 36 até 14 polegadas, sendo essa última para recortes e acabamentos das peças de madeira. 

Na avaliação dos especialistas, é fundamental que os operadores de serra fita tenham domínio do funcionamento e da mecânica do equipamento, já que o produto tem propensão a desalinhar, quando utilizado constantemente. Por isso, a manutenção frequente, garante que as guias e a lâmina estejam funcionando corretamente. 

 

Entre os modelos de serra fita mais utilizados para corte de madeiras, estão:

– Serras de cabeça: equipamentos volumosos, responsáveis pelos cortes iniciais em uma tora de madeira. As lâminas são largas e apresentam espaço de dentes de 2 a 3 polegadas na aresta de corte, além de dentes lascados na parte inferior. 

– Serra de corte duplo:  é caracterizada por ter uma lâmina com dentes de corte em ambos os lados, com gumes grandes e parecidos com o modelo da serra de cabeça. 

– Serras de alimentação hidráulica: o equipamento funciona com pistão hidráulico, responsável por acionar a serra e cortar a madeira (indicada para materiais mais densos).

– Serras giratórias: movimentam-se em arco para realização do trabalho e são recomendadas em cortes curvos. 

– Serra de coluna dupla: são as mais populares entre as máquinas de serra fita e constituídas por um par de colunas grandes, posicionadas uma de cada lado da madeira. São empregadas para vários tipos de corte e se diferenciam pelo tipo de lâmina usada no manuseio da madeira. 

 

O que é preciso saber sobre o equipamento?

Como foi possível observar, existem várias opções de serra fita para madeira, contudo elencamos as mais empregadas em marcenarias e fábricas moveleiras. Porém, para conseguir o efeito desejado, o profissional precisa ter conhecimento sobre o tipo de máquina que atende as necessidades de produção e as lâminas indicadas para cada uso. 

É importante reforçar que as serras fitas oferecem um acabamento especial quando empregadas para cortar entalhes e juntas, ou ainda, pedaços de madeira com mais de 12 polegadas de diâmetro. Dito isso, podem atender, ainda, alguma necessidade que envolva o corte de metais, MDF, PVC, entre outros materiais. 

Por último, mas não menos importante, o equipamento oferece alto risco de acidentes para o profissional, em razão da alta velocidade de funcionamento. Desse modo, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são obrigatórios, para oferecer uma segurança extra ao operador. 

No blog da Fibra do Brasil você tem acesso a vários conteúdos sobre serras para madeira e as aplicações mais eficientes no setor industrial ou empresarial. Acesse e confira os detalhes de investir em ferramentas e produtos de alta qualidade. 

[Orçamento] Baterias automotivas de alto desempenho, durabilidade e sustentabilidade | Faça um orçamento | Baterias Pioneiro

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required